PERGUNTAS FREQUENTES
A TME é uma técnica de terapia manual que, assim como a Microfisioterapia, atua por meio de toques sutis, estimulando o corpo a se reequilibrar.
O objetivo desta técnica é promover o biofeedback manual e desativar registros nas memórias das células, permitindo que o corpo e os tecidos encontrem a liberdade e retomem sua própria integridade funcional.
Com a TME, podemos trabalhar com uma ampla gama de patologias funcionais, proporcionando excelentes resultados em questões físicas, patologias viscerais que afetam órgãos, além de outras questões somatoemocionais e psicossomáticas.
Pode ser realizada tanto de forma preventiva quanto curativa.
É uma técnica com embasamento científico, respaldada por sólidas pesquisas na embriologia, e foi desenvolvida pelos renomados franceses Patrice Benini (um dos criadores da Microfisioterapia), Gladys Benini, Gérard e Geneviève Vaudaux.
A TME se aprofunda para descobrir a verdadeira raiz dos sintomas e doenças. O objetivo não é só trabalhar para aliviar o estresse físico, mas também as emoções e o bem-estar mental.
Com ela, podemos identificar e abordar as causas subjacentes que podem passar despercebidas em exames tradicionais. Isso permite que o próprio organismo se autorregule e encontre o equilíbrio necessário para aliviar o desconforto.
Com apenas algumas sessões, a TME tem o potencial de proporcionar alívio notável, melhorando o estado geral do indivíduo.
✔ Ansiedade;
✔ Depressão;
✔ Distúrbios do sono;
✔ Distúrbios hormonais;
✔ Distúrbios alimentares;
✔ Distúrbios respiratórios
(asma, rinite, bronquite, sinusite, etc.);
✔ Enxaquecas e cefaleias;
✔ Fibromialgia;
✔ Síndrome do pânico;
✔ Alergias em geral;
✔ Dores físicas agudas e crônicas
(lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, hérnias discais, etc.);
✔ Traumas físicos
(entorses, contusões, luxações, etc.);
✔ Traumas emocionais
(perdas, separação, abandono, rejeição, etc.);
✔ Fobias/medos;
✔ Problemas urogenitais;
✔ Problemas gastrointestinais;
✔ Baixa Imunidade;
✔ Déficit de atenção;
✔ Hiperatividade;
✔ Problemas de concentração;
▪ Entre muitos outros.
A TME atua de forma preventiva ou curativa e pode ser aplicada em qualquer idade, desde recém-nascidos até jovens e idosos, gestantes, portadores ou não de necessidades especiais. Não há contraindicação.
Você deve procurar a TME quando perceber que algum órgão não está funcionando bem, quando apresentar algum tipo de dor e/ou instabilidade emocional. Se você não apresenta a sensação de "bem-estar", é sinal de que algum sistema do seu corpo não está funcionando de maneira equilibrada e isso precisa ser tratado.
Não é uma regra, mas pode aparecer reações como cansaço, por exemplo, nos primeiros dias após a sessão, pois o corpo está eliminando os agentes agressores do organismo.
Estas reações tendem a sumir rapidamente. Também podem ser imperceptíveis. Cada pessoa pode reagir de uma forma, partindo do princípio de que cada organismo é único.
A ausência de reações não quer dizer que o tratamento não funcionou.
Após a sessão, é orientado que o paciente faça ingestão de bastante água e deixe que o sistema imunológico realize seu trabalho.
A TME atua na 'porta de entrada' das agressões ao corpo, não diretamente no local da manifestação dos sintomas.
Com o paciente deitado na maca, a abordagem palpatória permite ao fisioterapeuta identificar áreas de restrição nos tecidos corporais. Usando as mãos, o corpo será estimulado a reprogramar para desativar as manifestações físicas de informações perturbadoras, criando um biofeedback involuntário. Esse processo permite que os tecidos recuperem sua integridade funcional ao longo do tempo, resultando em uma recuperação gradual.
Não é necessário se despir para realizar o tratamento. A roupa não interfere na efetividade do processo, porém são indicadas roupas leves.
O número de sessões varia de acordo com a queixa do paciente. De maneira geral, para uma determinada queixa, podem ser necessárias de três a quatro sessões com intervalos de 30/45 dias. Normalmente, em uma ou duas sessões se obtêm um bom resultado. É necessário respeitar o tempo para que o corpo possa desenvolver naturalmente seu trabalho de autorreparação.
A Terapia Manual Evolutiva (TME) e a Microfisioterapia são técnicas distintas, embora tenham muitas semelhanças em sua abordagem.
A principal diferença entre elas reside na evolução e organização dos módulos da TME, o que levou a ser considerada uma nova técnica.
Um dos criadores da Microfisioterapia, Patrice Benini, juntamente com a Gladys Benini, Gérard e Geneviève Vaudaux, desenvolveram novos estudos e mapeamentos do MKE, módulo avançado da Microfisioterapia, e a partir daí, criaram a evolução da técnica: a TME - Terapia Manual Evolutiva.